top of page

FICA EM CASA - diário de viagem

MARÇO 2020 - a pandemia foi anunciada. Ninguém sabia como lidar. Nem os dedicados médicos e profissionais da saúde, nem os governantes, nem os templos e igrejas...nem eu.

Como grupo de risco, confinei-me. Primeiro os filmes, séries, documentários. Depois gavetas, armários, álbuns.

Minha viagem em 2020 começou aí...nas fotos, lembranças, memórias...todas rodeadas e permeadas pelo novo modo de viver, pelas notícias, rádio, tv. 

Desses tempos de pandemia fundido com lembranças e memórias, é feito o FICA EM CASA - diário de viagem.

* clique no link para visualizar a publicação (melhor visto em tela grande ou modo horizontal): https://online.fliphtml5.com/yjrvj/jsfe/#p=1

capa me conta.jpg

ME CONTA...QUE CONTO É ESSE?

                        O universo dos contos de fadas possuem um poder raro. Suas histórias constroem arquétipos reconhecíveis rapidamente em diversas culturas e, ao mesmo tempo, jamais são dotados de rigidez canônica fazendo com que as narrativas se modifiquem de um lugar para outro. Isso faz com que os desdobramentos culturais possíveis - a partir destas histórias - seja infinitamente vigoroso e sempre capaz de oferecer novas experiências, reflexões e leituras.   

   O livro é a interpretação visual que desenvolvi sobre contos de fadas clássicos como os de Perrault, Irmãos Grimm, Andersen e outros que habitam o nosso imaginário desde a infância. 

Durante o confinamento imposto pela pandemia em um mini estúdio fotográfico improvisado de 50x50 cm, o projeto foi tomando corpo, com a montagem dos cenários feitos artesanalmente, compostos de pequenas peças que fabriquei (as laranjas e maçãs, por exemplo, medem cerca de 3mm) e outros elementos que tinha à mão, como novelos de lã, folhas ou pequenas peças de decoração. As imagens que compõem a interpretação visual dos contos que retratei, são compostos por não mais que três ou quatro elementos visuais extraídos dos respectivos textos. Ao tempo em que apresento o reconto visual, provoco o leitor com pequenos trechos de cada história.

 

* clique no link para visualizar a publicação (melhor visto em tela grande ou modo horizontal): https://online.fliphtml5.com/yjrvj/pebu/#p=1

bottom of page